quarta-feira, 14 de setembro de 2011

VEJA A VIDA E O PROJETO "NOSSAS FLORESTAS"


Ocorreu na última sexta-feira dia 09/09, a culminância do Projeto Dia D de História e Geografia, cujo tema deste ano foi “Nossas Florestas”. O ano de 2011 foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para comemorarmos o Ano Internacional das Florestas. Esta celebração é importante para que toda a sociedade possa unir esforços, encorajando, desta forma, a participação de todos os povos para a preservação e conservação das nossas florestas.

O verde estampado em nossa bandeira – símbolo da pátria – representa esta rica biodiversidade que nosso país possui, afinal, com a nossa dimensão continental, 61% do território brasileiro é coberto por florestas. Porém, nosso verde está perdendo espaço e as espécies da fauna e flora estão ameaçadas de extinção.

A cada ano os índices de desmatamento crescem em nossas florestas e o homem não consegue perceber a relação que existe entre ele e o meio ambiente. Portanto, faz necessário nos conscientizarmos de que nossas florestas, principalmente a Mata Atlântica, é fonte de vida, sabedoria, alimentação e educação. Só assim poderemos cantar com alegria o nosso hino, que diz: “… Nossos bosques têm mais vida…”.

Alunos, pais, professores e coordenadores, participaram do evento e estiveram presentes durante as apresentações das atividades propostas pelos professores de História (Osmira, Tina e Leila) e Geografia (Maristela e Bruno). Os trabalhos foram iniciados com um trecho da animação “Rio”, onde espécies da fauna e flora dançam e cantam em meio as belezas naturais das florestas. Em seguida, os alunos da 5ª série abordaram sobre o tráfico de animais silvestres e mostraram no telão imagens de diversas espécies em extinção de nossa Mata Atlântica.

Fonte: www.escolavejaavida.com