terça-feira, 18 de dezembro de 2012

BAHIA: ORDEM PÚBLICA É CONCEITO ULTRAPASSADO DE SEGURANÇA - DIZ ,CAP. TADEU.

 
 
Deputado propõe a prefeitos a adoção da Rede Municipal de Segurança Pública.Segurança Pública é responsabilidade de todos, inclusive dos municípios, que já dispõem de serviços para solucionar muitos problemas sociais que são causas de violência, mas que são ineficientes porque não atuam em rede.
Integrar os diversos órgãos e serviços de modo a potencializar resultados, maximizando esforços e minimizando recursos é a síntese do projeto de implantação da Rede Municipal de Segurança Pública, apresentado pelo Deputado Estadual Capitão Tadeu durante a reunião dos prefeitos e vice-prefeitos do PSB realizada no último sábado, 15, em Salvador.
Tadeu criticou a inoperância de alguns municípios que esperam apenas do governo do Estado medidas de combate à violência, mas criticou a criação da Secretaria de Ordem Pública pelo prefeito eleito ACM Neto em Salvador."Este é um conceito ultrapassado, que remonta à época da Ditadura. É aquela história de chamar a polícia para dar porrada em manifestante que bloqueia a pista para garantir o direito de ir e vir.
Nós defendemos a concepção da proteção ao cidadão, em que, numa situação semelhante, a polícia iria para o local junto com um representante da administração pública capaz de ouvir as reivindicações e negociar a desobstrução da área de forma pacífica", comparou. A tese da Rede Municipal de Segurança Pública foi defendida por Tadeu e aprovada com louvor pela banca examinadora do Curso de pós-graduação em Gestão de Segurança Pública, ministrado pela Academia de Polícia Militar da Bahia e pela Uneb.
Pautada pela nova concepção  do Ministério da Justiça, que entende a questão da segurança associada ao conceito de garantia de direitos e convivência pacífica de pessoas, enumera as questões municipais de impacto direto na Segurança Pública, tais como crianças em situação de rua, conservação da cidade (limpeza, pavimentação, iluminação, etc.), trânsito, transporte coletivo e geração de emprego e renda.
A tese defendida pelo líder do PSB na Assembleia Legislativa prevê um planejamento minucioso que inclui desde o estudo das causas da violência, a centralização das informações no âmbito da Prefeitura, otimizar todas as ações do governo municipal para focar na prevenção social das causas da violência, reduzindo custos e maximizando resultados. "Alguns prefeitos já manifestaram interesse nessa proposta e o meu gabinete está aberto a qualquer município que se disponha a atuar de forma integrada na luta contra a violência", completou Tadeu.