domingo, 13 de janeiro de 2013

ELEIÇÃO DA UPB: PREFEITO WILSON CARDOSO DO PSB NA DISPUTA



A disputa pelo comando da União dos Municípios da Bahia (UPB) continua gerando fatos novos e surpreendentes. Um dia após o PT lançar a candidatura de Rilza Valentim, prefeita de São Francisco do Conde, o prefeito de Santo Estevão, Orlando Santiago (PSD), retira sua candidatura. Mas, o mais curioso na história é que Santiago, considerado como grande favorito da futura eleição retirou o seu nome para apoiar o de Wilson Paes Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, município localizado na Chapada Diamantina.

A campanha para a UPB foi iniciada com Orlando Santiago e Maria Quitéria (PSB), de Cardeal da Silva, apontados como os principais pré-candidatos. Em declaração anterior, a socialista sinalizou para a possibilidade de retirar o nome para apoiar Rilza Valentin. A despeito de ser do mesmo partido da atual vice-presidente da entidade, Cardoso conta com o apoio de Santiago e ressalta que Quitéria trilhou um caminho distinto do dele.

As plataformas de campanha são homogenias – repactuação federativa, distribuição de royalties –, mas Cardoso destaca outras iniciativas que podem colaborar para emplacar seu nome. “Quero criar um banco de projetos para os prefeitos, além da assessoria jurídica. Ano passado diversos prefeitos tiveram as contas reprovadas por conta de problemas meramente técnicos que poderiam ser resolvidos com um suporte jurídico eficiente”, aponta.