sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ILHÉUS: AULAS NA REDE MUNICIPAL COMEÇAM DIA 21.


As aulas na rede municipal de ensino de Ilhéus começam no próximo dia 21, logo após a realização da Jornada Pedagógica que vai reunir gestores das unidades escolares. Conforme informação da secretária de Educação, Marlúcia Rocha, o ano letivo seguirá o calendário normal, salvo nas escolas que apresentam problemas físicos sérios e precisam de reforma, a exemplo do povoado de Ribeira das Pedras.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 33 unidades escolares na sede urbana, 13 escolas nucleadas na zona rural, além de cinco conveniadas. A secretária observa que, nesse momento, “nosso maior desafio é dar conta de acompanhar as unidades escolares do campo, devido à distância entre elas.”
Após os primeiros 40 dias à frente da secretaria de Educação, a professora Marlúcia Rocha afirma que há muito trabalho pela frente e resume as dificuldades enfrentadas no setor, cujas escolas estão com suas infraestruturas bastante sucateadas e o aprendizado comprometido com um Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) baixíssimo.
A secretária cita ainda algumas irregularidades detectadas no setor, como diretores sem a graduação adequada na gestão de escolas de séries iniciais, o que contraria a lei, além de remoções de professores em estágio probatório, desvios de função, entre outras. “Enfim, nesse primeiro momento, a ideia é mesmo “arrumar a casa”, fazer as reformas emergenciais para que as crianças, professores e o corpo técnico tenham condições de trabalho, além de nos adequarmos às leis que norteiam o ensino municipal”, acrescenta Marlúcia.